Margem de Empréstimo Consignado INSS

09/05/2015

A Margem de Empréstimo consignado tem sido algo complicado para você entender? Aprenda em apenas 5 minutos, como fazer o cálculo de Margem.

Para facilitar seu entendimento preparamos um vídeo auto explicativo que irá mostrar o passo a passo de como calcular sua margem junto ao INSS. Assista!

Para calcular sua margem de empréstimo consignado INSS é muito simples, mas fique tranquilo, vamos colocar o passo a passo para você.

No entanto, você não está sozinho nesta dúvida. Ademais, muitas pessoas buscam entender como calcular sua margem de empréstimo consignado.

  • O primeiro passo é entender como buscar a informação. Ademais, no caso do INSS, a informação é pública.
  • O segundo passo é compreender seu detalhamento de crédito, e compreender sua competência.
  • O terceiro passo é estar atualizado em relação a política de margem vigente.

Mãos a Obra – Calculando a Margem de Empréstimo Consignado INSS

Contudo, para acessar seu detalhamento de crédito, basta acessar o site do Dataprev. Contudo, para facilitar, pode clicar aqui!

No entanto, você irá visualizar um detalhamento parecido com a figura abaixo:

A primeira informação que deve ser analisada é a “Competência”. Ademais, nela terá o período ao qual foi gerado a informação.

Contudo, isto é importante porque no caso do INSS temos uma defasagem de quase 30 dias, ou seja, caso tenha realizado algum empréstimo após o fechamento da folha que geralmente ocorre entre a segunda ou terceira semana do mês, pode não conseguir visualizar a parcela contratada e calcular errado.

No entanto, recomendamos que se for seu caso, calcule considerando a parcela mesmo que ela não esteja aparecendo em seu detalhamento.

Contudo, algumas modalidades de empréstimo quando associadas ao seu benefício podem não estar aparecendo em seu detalhamento, mas o fato de terem sido informadas ao INSS deverão ser calculadas, chamamos de “Parcela Oculta”.

No entanto, geralmente empréstimos em caixa eletrônicos ou em bancos como Itaú e Bradesco. Ademais, estes tipos de empréstimos podem interferir em sua margem de empréstimo consignado.

Calculando sua Margem de Empréstimo Consignado

Ademais, a equação utilizada para calcular sua margem é bem simples. No entanto, abaixo estaremos apresentando:

  1. Margem = ((Mensalidade Reajustada) + (créditos a serem somados) – (Débitos Fixos)) * 30% = Margem bruta
  2. Margem = (Margem bruta) – (Empréstimos Consignados)

Complicou? Portanto, vamos explicar melhor:

Mensalidade reajustada é o valor que você recebe de seu benefício. Contudo, no exemplo acima, seria o valor de R$ 884,88 e, apesar do detalhamento apresentar um adicional (Arredondamento) de R$ 0,38, não se soma este adicional a sua renda.

Ademais, existem casos aonde existem crédito de Complemento Acompanhante. Contudo, nestes casos é somado a Mensalidade Reajustada.

Portanto, não confunda “Consignação” com “Consig. Emprest.”. Consignação é  um débito que ocorre geralmente quando é pago algo a mais e o INSS desconta de seu benefício.

Ademais, para lhe auxiliar abaixo, estaremos destacando o que pode considerar como débito fixo e o que pode considerar como crédito a ser somado a sua renda.

Crédito a serem Debitados

  • I.R. ret. Fonte
  • Deb. pens. alim.
  • Consignacao
  • I.R. no exterior
  • Debito dif. I.R.
  • Desconto INSS
  • Contrib. COBAP
  • Contrib. CONTAG
  • Contrib. STFERJ
  • Contrib. ASTRE
  • Contrib. FORCA SIND
  • Contrib. CUT
  • Contrib. UNIDAS
  • Contrib. CGT
  • Contrib. SINDAPB
  • Contrib. ASBAPI

Crédito a serem Somados

  • Mens. Reajustada
  • Compl. da M.R.
  • Salario familia
  • Grat. ex-Comb.
  • RFFSA nao trib.
  • Compl. acompan.
  • Outras Vantagens
  • Plansfer RFFSA
  • Dupla Atividade
  • Grat.Produt. ECT
  • Adic. Talidomida

Passando a Limpo

Alternativas

Calculo sua margem de empréstimo consignado e o valor ficou abaixo do mínimo permitido? Não se preocupe, pois nossos consultores estão preparados para encontrar uma alternativa para você. No entanto, basta solicitar uma analise de Crédito.

Caso você não tenha margem para empréstimo consignado, podemos analisar outras alternativas, como por exemplo: o Refinanciamento ou Portabilidade

No entanto, outra solução é utilizar os 5% de reserva de margem para cartão de crédito, e isso agora é possível. Contudo, conforme a nova regra, agora você pode utilizar 30% para empréstimos e 5% para cartão de crédito.

Contudo, apesar de não ser um empréstimo, o Banco BMG disponibiliza para você um valor de saque emergencial, como o limite de cartão pode chegar até duas vezes o valor da sua renda.

Contudo, muitas vezes o saque mesmo que sendo 30% do seu limite muitas vezes pode ajudar muito.

Ademais, outro fator muito importante é que você pode utilizar seu limite do cartão de crédito para pagar contas e no caso do Banco BMG quanto mais você utiliza seu cartão de crédito mais você tem vantagens, milhas e ainda pode trocar por produtos.

Você sabia?

Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão, no entanto o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.

Luiz Fernando Ribeiro Pereira

Autor do Portal Consignados

Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br
Subscribe
Notificar de
guest
118 Comentários
O mais novo
O mais antigo Mais Votado
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Antônio Carlos Lessa maia
Antônio Carlos Lessa maia
4 anos atrás

5% ja foi aprovado?

Carmen
Carmen
5 anos atrás

o que é valor compl positivo que veio no meu beneficio?

eduardo pinheiro santoro
eduardo pinheiro santoro
5 anos atrás

Bom dia, gostaria de uma explicação; a alguns dias, o Banco Pan ofereceu-me um procedimento que achei interessante e, aceitei. No dia seguinte, o Pan entrou em contato informando que havia um ” DÉBITO OCULTO “no meu benefício e não poderíamos dar prosseguimento no que havíamos acertado. Não explicaram nada. nem mesmo o que é isso. Preciso saber do que se trata, para resolver junto ao INSS.

Humberto
Humberto
6 anos atrás

Bom dia. O valor do complemento de acompanhante é somado com o benefício para cálculo da margem?

WELINGTON
WELINGTON
6 anos atrás

Boa tarde!
Esse Compl. da M.R, o cliente recebe até ele morrer?
beneficio 92

Maurino
Maurino
6 anos atrás

Porque que a parcela que pago do cartão consignado tem que ser debitada dos 30% ?

Wagner Montenegro
Wagner Montenegro
7 anos atrás

Bom dia. Gostaria de saber se desconto o imposto de renda que pago do meu benefício para depois disso calcular os 30% da minha margem consignavel. Ex. Recebo 3000,00 IR 200,00. Líquido 2.800,00. Fica 30% de 2.800,00 = 840,00 que seria minha margem consignavel. Está correto esse cálculo ?

jadson
jadson
7 anos atrás

Luiz obrigado vc me ajudou, sou estagiário e esse é uma das formulas que preciso aprender…
só uma observação na pagina web esta com problema [col span=”1/2″ ]. deve ser no html.

Elizandra
Elizandra
7 anos atrás

Luiz o inss não está fazendo desconto do meu Rmc a 2 meses eu ligo no banco eles informam que excedeu o valor mas que eu tenho que ir no inss saber o pq não está havendo o desconto mas minha margem continua retida o banco pede pra eu pagar via boleto o que vc acha que está acontecendo.
Se eu pagar via boleto pq eles não liberam minha margem?
Fui fazer um cartão consta retenção de valor.

Lavinia
Lavinia
7 anos atrás

Como faço p consultar minha margem ???