Infelizmente quem é procurador não pode fazer empréstimo consignado! Mas calma. Aliás, vamos explicar melhor este assunto, mesmo porque “não”, não é resposta. O Portal consignados tem como objetivo esclarecer as dúvidas de seus clientes e usuários do portal visando assim a melhoria do setor de crédito consignado.
Neste artigo iremos detalhar o porque não é possível liberar empréstimo consignado sendo procurador.
Entendendo porque existe um procurador
Procurador é aquele que representa alguém, ou seja, toma decisões, movimenta contas bancárias, decide assuntos pessoas.
Através de uma procuração lavrada em cartório, as condições desta representação são definidas de forma bastante clara e objetiva conforme o código civil brasileiro no artigo 654.
Só existe procurador em situações especiais, as quais vamos destacar algumas:
- Incapacidade Intelectual
- Incapacidade Motora
- Idade Avançada
- Comodidade
Portanto só existe um procurador para que terceiros possam tomar decisões por motivos de força maior.
Por exemplo: Imagine uma pessoa que tenha sofrido um acidente ao qual o impossibilitou de se locomover.
Neste caso, um procurador poderá auxilia-lo, sendo o seu representante em bancos, órgãos públicos e etc, possibilitando que mesmo impossibilitado, tem alguém cuidando de seus direitos e deveres.
Se minha procuração é válida, porque não posso contratar empréstimo consignado?
O empréstimo consignado tem regras específicas por parte do convênio e por parte do Banco. Contudo, a politica de crédito é determinado pelo banco e, apesar da procuração lhe dar poder para contratar, muitas instituições financeiras optam por não aceitar procuradores. Alguns motivos são:
- Incapacidade do cliente
- Dolo Familiar
- Contratação não consensual
- Brecha Legal
- Risco da Operação
Incapacidade do cliente
Muitas vezes o que leva o cliente a ter um procurador é a incapacidade por motivos motores ou intelectuais aos quais o levaram a ter uma pessoa que a represente.
Ademais, nestes casos o segurado não possui condições de decidir sobre o certo e errado, se é necessário ou não fazer um empréstimo consignado. Por mais que seja necessário, o cliente não pode decidir.
Dolo Familiar
Quando existe a figura de um procurador existe uma questão familiar, ou seja, o procurador geralmente é alguém de grau de parentesco mais próximo.
Isto não significa que em um futuro próximo essa procuração que tem prazo de validade não mude, e seu novo procurador conteste as condições do empréstimo alegando que o cliente foi enganado ou até mesmo roubado. No entanto, por esse motivo o risco aumenta em muito.
Contratação não consensual
Mesmo o procurador tomando a frente da negociação o cliente deve estar plenamente ciente do que se passa, e muitas vezes não é o que acontece, abrindo a chance de contestação referente ao empréstimo.
Brecha Legal
Legalmente só pode contratar um empréstimo quando o cliente possui ciência dos fatos. O mesmo precisa estar apto intelectualmente para entender as condições de um empréstimo sendo ou não representado por alguém.
Risco da Operação
Todos os fatores acima citados elevam em muito o risco para o banco em liberar crédito através de procuração, o que leva a muitas instituições financeiras a optarem a não liberar para procurador.
Você sabia?
Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão, no entanto o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.
Boa tarde minha filha e minha representante legal.tenho62anos e sou aposentada por invalidez.Se eu tirar minha representante legal?;corro o risco de perder minha aposentadoria? Grata
Recomendo que procure um advogado previdenciário, em teoria se o benefício for seu não perde não, mas pelo comentário não obtive muitos detalhes para lhe responder com mais propriedade
Obrigada pela atenção.
Bom dia, minha Avó veio morar comigo e está em idade avançada, eu preciso fazer uma procuração, a questão é que a nora dela fez uma em 2014 e mora em outra cidade, como eu devo proceder para poder fazer a procuração.
boa noite,minha esposa se aposentou por invalidez mais no site inss consignado está dizendo representante legal nao,e também benificio elegível para empréstimo não ,isso que dizer que ela não pode fazer consignado?
Infelizmente não, se tiver representação legal o INSS não autoriza, caso precise contratar recomendo que tire a representação legal.
como faço para me retirar de procurador do inss, leva muitos dias pra constar no sistema.
Minha mãe tem a curatela definitiva do meu pai no site do INSS aparece benefício elegível para emprestimo:Sim bloqueado :não oque significa por favor
Quando existe representação legal o empréstimo consignado fica bloqueado, ou seja, não pode fazer
A lei diz que posso desbloquear só com o desbloqueio eu consigo ou tenho que retirar me como representante legal?
Tem que tirar o representante legal Patricia
Moro no exterior, e tenho minha tia como minha procuradora, e preciso fazer um empréstimo, existe alguma forma de eu retirar ela como minha procuradora, por via online ou telefone sem ter que comparecer pessoalmente na agência?. E se depois que eu fizer o empréstimo, posso colocá-la novamente?.
Obrigada.
Pode sim, sem problemas mas no modelo digital apenas
Boa tarde
Tem como retirar a procuração do inss no caso revogar sem anular ela no cartório ???
Consigo revogar apenas no INSS?
Tem que primeiro anular no cartório e depois no INSS
Olá boa tarde minha mãe disfez da procuração pra fazer um empréstimo minha dúvida e preciso avisar no INSS a procuração era pública desde já agradeço
Se foi ao INSS e levou a documentação terá que ir a um posto do INSS para retirar a representação legal. Mas é rápido isso é feito no mesmo dia. Se derem a preferencia para estar solicitando o empréstimo consignado após esse processo ficaremos muito felizes em atende-los
Meu filho tem 5 meses sou representante legal será que eu consigo empréstimo consignado
Representante legal o INSS não faz