Empréstimo – Como Funciona? Descubra Agora!

14/07/2015

O empréstimo é uma modalidade de crédito destinada a pessoas físicas e jurídicas e é intermediada através de instituições financeiras que estabelecem regras e garantias para sua concessão.

Modalidades de Empréstimo

As modalidades de empréstimo são classificadas com situação funcional, política de crédito, prazo e até mesmo garantias. No entanto, vamos destacar as principais:

  • Empréstimo Pessoal
  • Consignado
  • Débito em conta

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal é a modalidade mais comum de empréstimo e mais utilizada também. Contudo, está disponível a todos, ou seja, independente da situação funcional, qualquer pessoa física e jurídica poderá contratar.

As taxas de juros para empréstimo pessoal costumam ser mais elevadas devido ao risco e, como garantia de pagamento, as instituições financeiras costuma solicitar cheques pré datados no valor da parcela.

A analise de crédito para o empréstimo pessoal também costuma ser mais rigorosa. No entanto, pesquisas junto aos órgãos de proteção ao crédito são realizadas além de contato com referencias pessoais e comprovação de renda também são necessários.

Crédito Consignado

O consignado se destaca por sua facilidade, flexibilidade, taxa de juros baixa e prazos maiores. No entanto, infelizmente não é pra todos. Para poder contratar um consignado ou o órgão ou sua empresa, é necessário que seja aprovado em assembleia ou lei. Contudo, também se faz necessário ter se cadastrado em alguma instituição financeira para pode fazer.

Os convênios mais comuns são:

Mas atenção! Os convênios municipais e Estaduais dependem a adesão do seu Estado ou Prefeitura para que possa haver disponível o empréstimo consignado para você.

As taxas de juros também são um grande atrativo para quem pode contratar um consignado. Contudo, elas podem variar de 1,6% a.m a 2,6% a.m, dependendo do convênio que você se enquadra.

O prazo para pagamento é muito flexível e pode chegar até 96 (noventa e seis) meses para pagar. Isso potencializa os valores liberados que podem chegar até 10 (dez) vezes a renda apurada.

A forma de pagamento é com desconto em folha. No entanto, ajuda muito na manutenção do produto evitando inadimplência, principalmente antecipação de parcelas. Por exemplo: pagar duas parcelas de uma vez não é possível devido a ser desconto em folha. No entanto, a quitação total do contrato pode ser realizada a qualquer momento do empréstimo, conforme regra do Banco Central.

A política de crédito é mais branda, ou seja, restrições no nome, cheques sem fundo ou quaisquer apontamentos não são considerados devido a garantia ser o desconto em folha. No entanto, confirmações, referencias pessoais e bancárias são analisadas para evitar fraudes. O mais importante no empréstimo consignado é que o contratante seja ele mesmo e que esteja ciente de todas as condições de seu empréstimo.

Débito em Conta

Esta modalidade de crédito particularmente é que menos me agrada, devido a sua taxa de juros alta que pode variar de 12% a.m até 25% a.m.

Muitas vezes, pode se mascarar em um crédito fácil para quem contrata, mas sair é extremamente difícil. Há anos no mercado, temos visto muitas pessoas contratando este tipo de empréstimo e renegociando para conseguir ficar em dia. Outro fator importante a ser considerado é que os valores emprestados geralmente são baixos e muitas vezes, além de não resolverem, ainda geram mais endividamento para quem contrata.

Infelizmente, não podemos descartar as possibilidade para quem necessita de um crédito, mas evitar o débito em conta é muito importante. Caso não tenha opção, pesquise bastante antes de sair contratando. Dê preferência ao banco aonde você tem conta e fuja das financeiras que prometem facilidades atrás dessa facilidade, pois vem uma taxa de juros brutal.

É muito importante entender bem qual modalidade de crédito mais se adapta a você.

Você sabia ?

Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão, no entanto o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.

Luiz Fernando Ribeiro Pereira

Autor do Portal Consignados

Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br
Subscribe
Notificar de
guest
7 Comentários
O mais novo
O mais antigo Mais Votado
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
JOANA BELAMIR FERREIRA GONCALVES
JOANA BELAMIR FERREIRA GONCALVES
6 anos atrás

como entro no demonstrativo de credito de beneficio

renato russell
renato russell
8 anos atrás

Bom dia, Luiz, há a necessidade de enviar o contracheque de junho para o cartão? No 4002 diz não haver pendências.

Marcos Aurélio
Marcos Aurélio
8 anos atrás

Boa tarde
pessoal a porcentagem é em cima do bruto e não em cima do líquido, é uma questão de lógica, se não fosse em cima do bruto não era 5% e sim a porcentagem que sobraria do líquido quem divulgou estava completamente equivocado, se foi um correspondente troque por outro.

Francisco
Francisco
8 anos atrás

Luís bom dia feliz Natal gostaria de saber se eu deixar ficando descontar o mínimo. Fica com a, margem negativa,