A dica da semana é a prevenção em todas as idades e em todos os sentidos. Afinal, como sempre diz a minha avó, é melhor prevenir do que remediar!
E por isso tive a oportunidade de ter um super bate papo com o Dr. Paulo Igor que esclareceu várias dúvidas e mitos em um super vídeo! Mais é claro que vou compartilhar um pouquinho dessa super entrevista aqui com vocês!
Saúde ocular – Previna-se
Durante o bate papo perguntei ao Dr. Paulo sobre a famosa Catarata e ele esclareceu que, quando diagnosticada no inicio, o paciente pode nem ter queixas e que, para a cirurgia, deverá ser avaliada a necessidade e momento.
Para quem não sabe catarata é uma doença ocular, com prevalência em pessoas acima de 60 anos. A SBO – Sociedade Brasileira de Oftalmolgia, traz uma matéria disponível aqui, que alerta para 3 (três) dos mais graves problemas visuais, que podem levar a cegueira após os 60 anos, sendo eles:
- Catarata
- Glaucoma
- Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI)
Nesta matéria destaca ainda que a Catarata é a única reversível que através da cirurgia. O Glaucoma e a DMRI, não têm cura, mas têm controle e tratamento.
Durante a entrevista perguntei ao Dr. Paulo, uma dica sob um olhar de um médico oftalmologista, e ele traz uma dica simples “Prevenção é importante em qualquer idade” “Todos devem se cuidar”. Veja o vídeo abaixo:
Consulte periodicamente um oftalmologista
É importante consultamos um oftalmologista periodicamente, e alinhamos com ele um plano de acompanhamento, e claro, além disso, fazer uso de óculos de sol que garantam e assegure a proteção necessária, chapéus, bonés, alimentação saudável, hidratação, protetor solar, enfim todos aqueles hábitos saudáveis que sempre vemos, e que na maioria das vezes caímos na rotina e esquecemos de aplicar.
Durante a entrevista, falamos também sobre os equipamentos de proteção, ou seja, óculos de proteção para o trabalho, e sim, uma das causas de acidentes de trabalho mais comum é porque o colaborador não estava utilizando o equipamento de proteção, e isso pode trazer danos irreversíveis a visão e também deixar sequelas.
Os óculos de proteção devem ser utilizados na manipulação de objetos, soldas, produtos, e toda a empresa que apresente risco deve disponibilizar e exigir o uso do equipamento.
Outra dica muito importante é de que nem sempre o meu problema vai evoluir igualzinho ao meu colega, vizinho, por isso cada pessoa deve receber o tratamento personalizado, e após a avaliação de um médico oftalmologista.
Muitas vezes vemos pessoas realizando “remédios caseiros”, e isso pode agravar ainda mais o problema.
Por isso, antes de sair tomando remédios por conta, ou porque foi bom para o vizinho, vamos antes identificar qual é o melhor tratamento e medicamento indicado para o nosso problema.
É como eu sempre digo, temos que sempre observar e respeitar a individualidade e particularidade de cada pessoa, as vezes pode ser muito bom para mim, mais isso não significa que dará certo para você!
E ai, me diz se gostou desta matéria, e corre lá no Canal Rê Galacci, assistir essa super entrevista, porque o Dr. Paulo esclareceu muitas dúvidas e mitos.
– Um abraço, Rê Galacci.