Quem recebe auxilio doença NÃO pode fazer empréstimo consignado. Por se tratar de um benefício provisório e assistêncial O INSS não autoriza o desconto em folha em benefícios desta natureza. Quem recebe através de auxilio doença não é beneficiário do INSS e sim segurado. Contudo, existe uma grande diferença entre os dois. Por exemplo:
Segurado do INSS
O segurado do INSS é toda pessoa que contribui mensalmente. Seja com desconto em folha ou pagando diretamente, é um segurado do INSS. Contudo, o INSS é um fundo de pensão oficial que foi criada em 1990 substituindo o INPS, mas permanecendo os direitos aos trabalhadores.
Um dos grandes benefícios de se contribuir junto ao INSS é ter assistência em casos de doença que o impossibilite trabalhar.
Contudo, nestes casos, até que o segurado se recupere, passa a receber o chamado “auxilio doença”. Isso, caso a perícia do INSS constate que a doença que impossibilitou o segurado a trabalhar é irreversível o benefício passa para “Aposentadoria por invalidez previdenciária”.
No caso de aposentadoria por invalidez previdenciária, é permitido empréstimo consignado.
Beneficiário do INSS
O beneficiário do INSS é aquele cuja concessão lhe foi dada em caráter definitivo e amparado nas regras do INSS, bem como nas condições previstas em lei.
Auxilio doença x Empréstimo
Por se tratar de um benefício temporário, o empréstimo consignado não é possível. No entanto, modalidades como empréstimo pessoal e débito em conta poderão ser contratadas. Isso, desde que a comprovação de renda não esteja vinculada ao benefício.
Porém, muito cuidado com a modalidade de empréstimo que você estiver escolhendo. Em caso de empréstimo pessoal, a diferença de taxa é muito grande. No entanto, como não existe um teto máximo, cada instituição financeira cobra o que quer.
É diferente do empréstimo consignado que existe um teto máximo a ser cobrado de juros.
Quem optar por débito em conta, muito mais muito cuidado mesmo. A taxa de juros pode chegar até 23% a.m, é um absurdo de caro, por isso, a primeira opção deve sempre ser o banco aonde você recebe seu benefício.
Geralmente, só pelo fato de ser correntista, você terá uma linha de crédito disponível com condições infinitamente melhores do que uma financeira.
Conclusão
Apesar de não ser um benefício consignável, não significa que não possa utiliza-lo como base para um empréstimo. Outras modalidades de crédito como o empréstimo pessoal, o débito em conta são sim uma opção para quem recebe o auxílio doença.
recebo aucilio doença posso fazer emprestimo consiginado
Infelizmente não pode
Olá bom dia recebo a pensão da minha filha menor de idade .
A pensão dela é do estado .
Mais sou a tutora dela a conta do benefício é no meu nome .
Posso pegar um consignado na crefisa?
Olá recebo auxilio doença da minha filha no caso sou a tutora dela recebo há 6 anos gostaria de saber se eu posso fazer empréstimo?
Infelizmente consignado não, somente empréstimo pessoal
Recebo a 10 anos auxílio doença será que consigo fãser empréstimo
Infelizmente se estiver buscando por empréstimo consignado não terá exito, agora outras modalidades como empréstimo pessoal pode conseguir sim, sem problema algum desde que atenda os pré requisitos
Quero fazer um empréstimo recebo um pecúlio por mês de 500 reais devido um acidente de trabalho
Olá, tenho um empréstimo consignado pelo Itau, mas precisei operar e vou receber auxilio doença ate fevereiro de 2020. Eu tenho que continuar pagando esse empréstimo ou só tenho que pagar quando eu retornar ao trabalho. Obrigado.
O contrato celebrado vai obedecer o planejamento mensal de parcelas, ou seja, não terá cessão de débito, mas seria bacana entrar em contato com o banco e tentar remediar esta situação para não ficar inadiplente
Entendi…. muito obrigado pela informação.
Recebo auxílio acidentario esse e ate a morte kkkk consigo fazer um empréstimo?
Recebo a 4 anos beneficio auxilio doenca
Tenho 6 anos de alcilio doença tem como fazer empréstimo?
Infelizmente enquanto estiver como auxilio doença o INSS não irá autorizar o que não impede de tentar um empréstimo pessoal
Bom dia, meu pai é aposentado pelo INSS, mas continua trabalhando de carteira assinada e fez um empréstimo Consignado pela carteira assinada. Vai entrar de auxílio doença pelo INSS. Como ficaria o Consignado nesse caso? O pagamento da aposentadoria é suspensa nesse caso, certo? Obrigado.
No seu caso não muda nada, o beneficio do INSS não irá absorver a dívida, mas tente negociar com o banco uma outra forma de pagamento
eu vou receber auxilio doenca durante 6 meses tenho possibilidade d fazer emprestimo na crefisa debito conta
Pode sim desde que o prazo do empréstimo não ultrapasse o período que vai receber