O Fies é uma modalidade de crédito destinada a estudantes matriculados em cursos superiores em faculdades da rede privada. Essa modalidade é subsidiada pelo governo tem ajudado muitos estudantes de baixa renda conseguir concluir um curso superior.
Recentemente o Fies teve uma exposição nacional devido a grandes dificuldades obtidas pelos estudantes em conseguir ter acesso a essa modalidade de financiamento. Contudo, este ano não passou de 314 mil financiamento contra os mais de 9 milhões, de países como os Estados Unidos.
Como Funciona o Fies
Para poder participar do FIES, o estudante deve ter participado do processo seletivo do ENEM e ter renda familiar abaixo de 20 salários mínimos. Aliás, conforme renda familiar poderá ter de 10% a 100% do curso financiado. No entanto, outro atrativo é a taxa de juros que atualmente está em 3,4% ao ano. Isso é muito barato, considerando que se for levar em conta as taxas de juros convencionais que as instituições cobram atualmente. O portal do Fies tem um Faq bem extenso. Esse Faq poderá ajuda-lo a entender melhor todas as regras para poder participar. No entanto, caso deseje, basta acessar o portal, pois será direcionado para a página oficial do Fies.
Dificuldades Enfrentadas x Reflexos Negativos
Muitos estudantes sequer estão conseguindo realizar o cadastro no portal do Fies. No entanto, ele tem se tornado um drama nacional. Ademais, vendo o esforço de nossos valiosos jovens que um dia estarão construindo um país melhor realizando uma jornada diária em tentativas em realizar o cadastro. Contudo, outra dificuldade é a falta de investimento do governo. O mesmo informa um plano de investimento na ordem dos 350 mil vagas. Contudo, apesar dos avanços da renda da família brasileira na última década, ainda está bem aquém da real necessidade.
Aliás, um reflexo negativo é a falta de mão de obra qualificada em setores como medicina, engenharia e etc. No entanto, chegamos ao absurdo em importar médicos de outros países para cobrir a falta de profissionais no Brasil. Contudo, com a economia abalada, a dependência de profissionais para gerir soluções seria fundamental para fomentar uma retomada. Um exemplo disso foram os avanços nacionais na produção do etanol. Contudo, foram graças a grandes cabeças que o projeto saiu do papel e tomou um proporção mundial. Tirar a oportunidade dos estudantes hoje, poderá refletir uma dependência ainda maior de importações atrasando o crescimento de nosso país.
Existem Alternativas
Se você é estudante e está tendo dificuldades em ter acesso ao Fies uma boa alternativa é o CIEE. No entanto, através de um cadastro simples, você fica habilitado a participar de processos seletivos com carga horária de apenas 6 horas por dia.
Muitas empresas tem buscado jovens estudantes para ocupar vagas de Estagio. Contudo, é uma mão de via dupla, pois para o empregador são menos encargos e a oportunidade de moldar profissionais conforme a política da empresa, visando no futuro estratégico da empresa. Já para o estudante, é a oportunidade de já ser inserido no mercado de Trabalho atuando em uma área compatível com seu curso. Para realizar o cadastro é muito simples . Basta clicar aqui que será direcionado para a pagina oficial do CIEE. Lá você poderá realizar o cadastro ou pegar o endereço e comparecer pessoalmente.
Conforme Eduardo de Oliveira, superintendente Educacional do CIEE, o programa de estágio é uma excelente oportunidade para as empresas encontrarem novos talentos. Ademais, Eduardo enfatiza também o trabalho que o CIEE faz preparando os alunos com cursos de EAD e presenciais. Nesses cursos, os temas abordados são desde comportamental, idiomas e até informática. Esses cursos preparam assim o bolsista e enriquecem seu currículo, proporcionando uma chance maior em ser contratado.
Outro cuidado que o CIEE tem é em relação a carga horária que não ultrapassa 30 horas semanais. Isso dará 6 horas diárias de segunda a sexta-feira, e a bolsa geralmente cobre a mensalidade escolar.
O lado positivo, quando se consegue um estágio em relação ao Fies é que ao concluir o curso, não existe saldo devedor e você já estará inserido no mercado de trabalho na área de seu curso.
Você sabia que o Portal Consignados é especialista em empréstimo consignado?
Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão, no entanto o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.